2 de Outubro de 2015
“Traslado dos Autos da Demarcação do Novo Bispado de Beja”
No mês de outubro, o Arquivo Distrital de Beja disponibiliza representação digital do “Traslado dos Autos da Demarcação do Novo Bispado de Beja”, datado do ano de 1772, no qual consta a demarcação do território pertencente ao bispado de Beja.
A atual diocese de Beja foi restaurada em 10 de Julho de 1770 pelo Breve “Agrum Universalis ecclesiae” do papa Clemente XIV. As suas fronteiras constituíram-se partindo dos territórios pertencentes às comarcas de Ourique e Beja.
Mais tarde, no ano de 1881 foram reajustadas as fronteiras eclesiásticas do país, as quais foram publicadas no Diário do Governo de 15 de Setembro de 1885.
Em 1886 reajustaram-se os limites entre a arquidiocese de Évora e a de Beja, em que Évora cedeu a jurisdição de Grândola e Beja que cedeu a jurisdição de Aguiar, Oriola e Torrão.
Atualmente o território da Diocese é composto por 14 concelhos do distrito de Beja e 3 a sul do distrito de Setúbal, dividido por 117 paróquias integradas em 6 arciprestados.
O referido Volume encontra-se no Arquivo Distrital de Beja juntamente com outra documentação pertencente ao fundo documental da Câmara Eclesiástica de Beja; tais como: processos de habitação de genere, sumários matrimoniais, processos cíveis de dispensa matrimonial, proclamam, processos de secularização, capelas e legados pios entre outros.