Saltar os Menus

Notícias

1 de Fevereiro de 2023

Relação da Prata das igrejas da vila de Moura e das do seu termo

O documento apresentado faz parte de um conjunto de documentos pertencentes ao Fundo documental Padre Inácio de Mira da Câmara Municipal de Beja e consta de uma relação dos objetos em prata, existentes nas igrejas da vila de Moura e do seu termo. A medida utilizada foi o marco, onça e oitavos.

A relação encontra-se organizada pela prata existente nas igrejas, conventos, capelas e irmandades nas seguintes freguesias da vila:

Freguesia de São João Batista – da fábrica, irmandade das Almas, irmandade do Santíssimo Sacramento;

Freguesia de Santo Agostinho – da fábrica, igrejas de São Pedro, da Misericórdia, Nossa Senhora da Glórias e ainda dos seguintes conventos e capelas: Convento das Religiosas do Castelo, convento de São Francisco, convento do Carmo, convento de Santa Clara e capelas do Senhor de Jesus e dos Quartéis.

Freguesia de do Termo da vila de Moura igrejas de : Safara, Santo Aleixo, da Amareleja, Póvoa, Pias, Estrela e de Vale de Vargo e da irmandade de Nossa Senhora das Necessidades.

O documento menciona ainda as igrejas, conventos e recolhimentos da freguesia de Santo Agostinho e do termo da vila de Moura que não possuem objetos em prata.

Cota do documento: CMBJA- Fundo Mira – doc. 137

Esta notícia foi publicada em 1 de Fevereiro de 2023 e foi arquivada em: Documento em destaque, Geral.