Saltar os Menus

Notícias

31 de Agosto de 2021

Profissão – Fotógrafo

No passado dia 19 de agosto assinalou-se o Dia Nacional da Fotografia.

Neste âmbito, o Arquivo Distrital de Beja disponibiliza dois documentos relativos a este dia:

  • o primeiro documento em destaque consta de um assento de batismo da freguesia de Aljustrel, referente ao nascimento de Aurora, filha de Francisco Artur Segurado, natural da freguesia de Santa Maria da Vila de Serpa e de Romana Alexandrina, natural da São Marcos no distrito de Évora, no qual se dá especial ênfase à profissão de Francisco Artur Segurado – profissão de “Photographo”, pouco frequente na época e raramente mencionada nos registo paroquias. O assento também refere que no ano de 1906, o fotógrafo Francisco Artur Segurado exercia a sua profissão de terra em terra dai, o temo de “ambulantes”, o que nos levas a deduzir que no início do século XX, no Alentejo não havia muitos fotógrafos e que os que existiam exerciam a profissão de forma itinerante.

 

  • o segundo documento foi retirado do Livro de Registo de Títulos de Residentes Estrangeiros do distrito de Beja no ano de 1936. Como se pode verificar no livro referido constam as fotografias dos estrangeiros e os nomes dos residentes e ainda os seguintes elementos informativos: número de ordem, número do bilhete de identidade, filiação, data de nascimento, nacionalidade, naturalidade, estado civil e profissão/ocupação.

A origem da fotografia remonta ao século X através do método de observação dos eclipses solares efetuado com a utilização da câmara escura pelo físico e matemático árabe Alphzen, e mais tarde no século XVIII pelo napolitano Giovanni Battista Della Porta que descreveu na sua obra Magia Naturallisl, as características da câmara Escura.

A fotografia propriamente dita surgiu no século XX, através do francês Joseph Nicéphore Niéce, considerado o “pai da fotografia” (1826), e que foi o responsável por estagnar pela primeira vez uma imagem produzida pela ação da luz. Após o seu falecimento, o seu trabalho foi continuado pelo seu sócio, Louis Daguerre, considerado por muitos como o segundo “pai da fotografia”, o qual com a colaboração da Academia Francesa marcou a era da atual da fotografia.

Mais tarde, no ano século XIX, a empresa Kodak impulsionou a fotografia a preto e branco de forma a torná-la acessível a todos sem a ajuda de profissionais, o que foi possível através do lançamento da primeira câmara fotográfica acompanhada de um rolo de 20mts que permitia a captura até 100 imagens de 2,5 polegadas. As câmara sKodak foram diminuindo de tamanho até se tornarem portáteis, facto que contribuiu em muito para o acesso universal da fotografia a baixo custo.

A primeira fotografia colorida foi tirada no ano de 1861 pelo físico James Clerk Maxwell; mais tarde, no século XX, os irmãos Lumiére inventaram os “autocimos coloridos” que possibilitaram à Kodak o lançamento dos Kodakchomes. A popularização da fotografia colorida deu-se a partir da década de 70, quando os custos deste tipo de fotografia se equiparam aos da fotografia a preto e branco.

Por último, a fotografia digital surgiu no ano de 1975 através do engenheiro da Kodak Steve Sasson, com a utilização da primeira câmara de dispositivos analógicos, que funcionava a partir da sensibilidade de um sensor electrónico (CCD ou CMOS), que por sua vez transfere a luz captada num código eletrónico digital. As imagens são armazenadas num cartão de memória e podem ser vistas de imediato ou com o passar dos anos em telemóveis, tabletes e em outros dispositivos eletrónicos

A foto digital tem a seu favor a quantidade, armazenamento e divulgação. No entanto, possui um lado negativo, que consiste na modificação/falsificação da imagem. Por sua vez e apesar dos avanços tecnológicos das fotografias coloridas estas não possuem a mesma definição em escala de tons da fotografia a preto e branco.

   

Código de Referência:

PT-ADBJA-PRQ-AJT01-001-B055-ASSENTO-79

PT-ADBJA-GCBJA- LIVRO DE REGISTO DE RESIDENTES ESTRANGEIROS DO DISTRITO DE BEJA – 1936

Fonte:

Informação retirado com base na consulta online de Wikipédia

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fotografia

Esta notícia foi publicada em 31 de Agosto de 2021 e foi arquivada em: Documento em destaque, Geral.