Saltar os Menus

Notícias

1 de Março de 2023

Pedido de autorização para realização de montaria aos lobos no concelho de Mértola

Os documentos em destaque fazem parte do fundo do Governo Civil de Beja e constam do maço de Correspondência Recebida e Expedida pelo Administrador do concelho de Mértola no ano de 1913.

O primeiro documento é um ofício datado de 21 de fevereiro de 1913 no qual o administrador do concelho informa o Governador Civil de Beja das queixas dos lavradores de que os lobos lhes estavam a causar grandes estranhos nos rebanhos, por esse motivo se deslocaram à administração do concelho solicitando autorização para efetuarem uma montaria no dia 28 do corrente mês de fevereiro.

Juntamente ao ofício o administrador do concelho anexa o itinerário da montaria em duplicado, solicitando autorização ao Governador Civil de Beja.

O despacho do Governador Civil é datado de 22 de fevereiro e consta do cabeçalho do referido documento no qual “autoriza a montaria consoante o itinerário para fevereiro que terá lugar no concelho de Mértola no próximo dia 28 do corrente”. O despacho é datado de 22 de fevereiro de 1913.

O segundo documento faz parte do ofício e nele se descreve o itinerário da montaria aos lobos constando os lugares onde se deviam reunir os habitantes das freguesias do concelho para marcharem em direção à bandeira mestra que deveria estar hasteada no lugar do Serro da Pedra do Gato ao nascer do sol do dia 28 de fevereiro de 1913.

Cota do Documento: Maço de Correspondência Recebida e Expedida do Administrador do concelho de Mértola – ofício nº. 20 de 21 de janeiro de 1913

Esta notícia foi publicada em 1 de Março de 2023 e foi arquivada em: Geral.