Saltar os Menus

Notícias

2 de Fevereiro de 2022

Ofício sobre a divisão administrativa e judicial do ano de 1836

O Arquivo Distrital de Beja destaca ofício emitido pelo Secretário Joaquim António Nogueira, servindo do cargo de Administrador Geral do distrito de Beja, dirigido ao Ministério do Reino na pessoa de Manuel da Silva Passos, emitido em Beja no dia 11 de fevereiro de 1837.

O assunto tratado no ofício diz respeito às reações e reclamações de alguns concelhos sobre a divisão administrativa e judicial que ocorreu no ano de 1836, na qual foi extinguido o concelho de Vila Alva e integrado no concelho Vila de Frades. Nele é relatado que maioria das Câmaras tinha participado a sua adesão à referida divisão administrativa com a exceção dos concelhos de Cuba, do Torrão e o concelho de Vila Alva, acrescentando que “não são os Povos que reclamão, são pela maior parte dous ou trêz influentes n’elles que, promovem as reclamações”.

O exemplo relatado é o do concelho de Vila Alva que tendo ficado anexado ao concelho de Vila de Frades foi exigido pelas autoridades administrativas a entrega dos Cartórios da Câmara Municipal e da Administração do Concelho daquela vila, relatando o seguinte: “o resultado foi não só o não cumprirem as ordens, mas terem tido o arrojo de gritar: Viva a Senhora Dona Maria Segunda! Vivão todos aquelles que não se sugeitarem ao Concelho de Villa de Frades!”

O documento encontra-se no fundo do Governo Civil de Beja, de Registo de Correspondência Expedida para o Ministério do reino com as datas extremas de 27 de julho de 1836 a 1 de abril de 1837.

Cota: Livro 2 de Registo de Correspondência Expedida para o Ministério do Reino

Esta notícia foi publicada em 2 de Fevereiro de 2022 e foi arquivada em: Documento em destaque, Geral.