1 de Setembro de 2024
Nota demonstrativa do estado do recrutamento militar no ano de 1890, em Serpa
O documento em destaque faz parte do maço da correspondência expedida ao Governador Civil de Beja pelo Administrador do concelho de Serpa e consiste numa nota demonstrativa do recrutamento militar no referido concelho no ano de 1890.
No documento constam os seguintes elementos informativos: o nome dos recrutados, a filiação, a freguesia, o contingente solicitado, o número do sorteio, a instituição militar onde assentaram praça (Armada, Exército) ou se passaram à reserva e a data do alistamento. O documento é datado de 31 de agosto de 1891 e assinado pelo presidente da Câmara de Serpa, o Visconde de Messangil.
A documentação relativa ao recrutamento e recenseamento de mancebos em idade militar pode ser consultada no Arquivo Distrital de Beja, nomeadamente no fundo do Governo Civil de Beja. Esta documentação encontra-se organizada e ordenada pelos diversos concelhos do Distrito e nela contam os nomes dos recrutas em idade militar, a naturalidade, a residência, assim como mapas do número de recrutas por concelhos que foram aprovados ou reprovados. Estes cadernos eram elaborados pelos administradores dos concelhos.
O recenseamento abrangia todos os mancebos hábeis à exceção dos clérigos, estrangeiros, enfermos, inválidos, filhos de mães viúvas, mestres e professores universitários entre outros. O recenseamento militar consistia em obter informação de todos os cidadão que em cada ano tivessem atingido a idade do cumprimento dos deveres militares.
Cota: s/cota
Código de referência: Governo Civil de Beja – Correspondência expedida