Saltar os Menus

Notícias

14 de Outubro de 2016

Mostra documental “O ingresso na vida religiosa: escrituras de dote do Convento de N. Sra. da Conceição de Beja”

O Arquivo Distrital de Beja informa que estará patente ao público entre 17 e 21 de outubro a mostra documental “O ingresso na vida religiosa: escrituras de dote do Convento de Nossa Senhora da Conceição de Beja”.

Esta mostra documental, realizada no âmbito do Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja subordinada ao tema “Re(ver) a Arte Cristã”, visa dar a conhecer os procedimentos inerentes à entrada para a vida religiosa naquele Convento.

O ingresso na vida religiosa no Convento estava condicionado ao pagamento do dote que tinha como principal finalidade assegurar a sobrevivência da religiosa e financiar o funcionamento do Convento. As condições do pagamento do dote eram definidas numa escritura de dote onde constavam as obrigações do dotador e do Convento. Esta documentação apresenta-se como importante fonte de informação para o estudo da realidade vivida naquela época

A mostra documental é constituída por escrituras de dote do Convento de Nossa Senhora da Conceição de Beja, celebradas no período compreendido entre 1793 e 1797.

cartaz-ingresso-na-vida-religiosa

Esta notícia foi publicada em 14 de Outubro de 2016 e foi arquivada em: Geral.