1 de Outubro de 2024
Meretrizes do concelho de Moura nos anos de 1923 a 1928
O documento em destaque pertence ao Fundo do Governo Civil de Beja e encontra-se no maço de correspondência Expedida e Recebida do Administrador do Concelho de Moura. É composto por duas folhas azuis enviadas ao Governador Civil de Beja pelo Administrador do Concelho de Moura, Raul Batista Correia nas quais constam os nomes das Meretrizes matriculadas no concelho no período temporal de 1923 a 1928.
Os dados informativos que constam do documento são os seguintes: nome das meretrizes matriculadas no concelho de Moura e lá residentes, o estado civil, naturalidade, nomes dos progenitores e uma última coluna destinada às observações na qual constam as deslocações das mesmas pelo país.
O documento é datado de 23 de abril de 1928, redigido pelo Secretário da Câmara Municipal de Moura e assinado pelo Administrador do referido concelho.
A palavra Meretriz provem do latim Meretricium, e indica um comportamento meretrício ligado à comercialização do corpo. No entanto nem sempre foi assim. Em tempos mais recuados as mulheres eram encarada como sendo o centro da sociedade e vistas como fonte de cultura, religião e sexualidade.
Cota do documento: PT-ADBJA-GCBJA- Correspondência Expedida e Recebida do Administrador do concelho de Moura no ano de 1862