19 de Setembro de 2023
Jornadas Europeias do Património 2023 – Igreja de Nossa Senhora dos Remédios – Local de culto na Paróquia de Castro Verde
Inserido no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2023 que este ano pretende explorar as práticas, lugares e objetos que hoje fazem parte do nosso património cultural e têm sido transmitidos de geração em geração adaptando-se, mas continuando vivos e constantemente recriados por comunidades e grupos, ajustando-se às suas culturas em mudança, às paisagens e aos lugares que habitam, o Arquivo Distrital de Beja destaca como local de culto a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios.
Localizada na Vila de Castro Verde, a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios é também conhecida como Igreja das Chagas do Senhor cujo nome provém da lenda em que naquele local vivia um eremita que anunciou a Dom Afonso Henriques a aparição de Cristo e a vitória na Batalha de Ourique). Depois da Vitória Dom Afonso Henriques manda erguer naquele local um templo Cristão.
É sob este templo Cristão mandado erguer por Dom Afonso Henriques, que nos finais do século XVI é mandada construir a atual Igreja por Dom Filipe II, visto a anterior se encontrar completamente degradada, sendo a sua construção paga através de verbas da centenária Feira de Castro.
A planta da construção da atual Igreja é uma planta retangular, destacando-se no exterior a sua fachada com pilastras lisas e um frontão de aletas sob empena triangular, sendo a sua janela frontal acima da porta coroada por um escudo de Portugal. É ainda composta por uma torre sineira quadrangular com quatro janelas em forma de arco, e as suas fachadas laterais percorridas com contrafortes.
Relativamente ao seu interior, este é composto por uma única nave, de abóbada de berço, revestida por azulejaria holandesa e telas representativas da Batalha de Ourique, destacando-se a cena que representa a aparição de Cristo ao futuro primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, sendo o seu arco triunfal revestido a dourado e composto pelas armas reais. Já na capela-mor, com o tecto de pintura moderna, destaca-se o seu retábulo, em mármore com um trono de talha dourada, composto por azulejaria portuguesa azul e branca e telas representando a vida de Nossa Senhora.
Este edifício está classificado desde 2012 como Monumento de Interesse Público.
No Arquivo Distrital de Beja existe documentação paroquial que remete para existência deste lugar de culto. Além disso, consta da Coleção Factícia Padre Mira uma representação gráfica e informações relativas à referida igreja que se apresentam de seguida:
Cota: Fundo Mira – Doc. 48 – Cx.0003
Cota: Fundo Mira – Doc. 51 – Cx.0003
Fonte: https://knoow.net/terraselocais/locaisdeportugal/igreja-de-na-sra-dos-remedios-castro-verde/