Saltar os Menus

Notícias

13 de Janeiro de 2023

Intervenção de conservação e restauro de documentos

A DGLAB,  no âmbito do projeto “Intervenção de conservação em documentos retirados de acesso que se encontravam em avançado estado físico de degradação no ANTT (Arquivo Nacional Torre do Tombo) e em alguns Arquivos Distritais realizou a intervenção de documentos provenientes dos Arquivos Distritais de Beja, Faro, Portalegre e Setúbal. Este projeto envolve a higienização, planificação, consolidação, encadernação e acondicionamento de diversos suportes, nomeadamente papel, pergaminho e couro, com vista a garantir a acessibilidade e preservação dos documentos identificados.

Apresentamos a intervenção realizada num documento do Cartório Notarial, pertencente ao Arquivo Distrital de Beja, datado entre 1685 a 1687 (Séc. XVII), no âmbito do projeto de intervenção de conservação de documentos do ANTT  e de outros Arquivos Distritais que se encontravam inacessíveis ao público.

O principal desafio desta intervenção recaiu na consolidação de fólios, em avançado estado de degradação. Os danos observados foram desencadeados maioritariamente pela presença de microrganismos. Como consequência os fólios, em papel, encontravam-se extremamente fragilizados e com elevado risco de perda, tendo sido necessário um cuidado reforçado durante toda a sua intervenção.

Após a consolidação dos fólios e da encadernação foi possível proceder à sua costura, sobre nervos em pele, respeitando a técnica original.

Esta intervenção além de devolver a integridade física do documento, permite agora a sua consulta em segurança, bem como a sua preservação a longo prazo.

Veja o vídeo da intervenção:

Esta notícia foi publicada em 13 de Janeiro de 2023 e foi arquivada em: Geral.