1 de Outubro de 2023
Contrato firmado entre a junta da paróquia e o pintor Roberto José dos Santos para este proceder à pintura da Capela-Mor da igreja de Santa Maria
No dia 15 de novembro do ano de 1874, no escritório do tabelião de notas Manuel da Motta Janeiro foi celebrado um contrato referente à pintura da Capela-Mor da Igreja de Santa Maria da cidade de Beja. O contrato foi firmado entre os membros da Junta da Paróquia da Igreja de Santa Maria e Roberto José dos Santos, pintor.
Nele estiveram presentes o Padre Alexandre Ramos Cid, pároco da referida igreja, os membros e vogais da Junta da Paróquia e Roberto José dos Santos, pintor e ainda a presença de duas testemunhas conforme o estabelecido pelos procedimentos notariais. Todos os presentes eram do conhecimento do tabelião com a finalidade de para entre eles firmarem o contrato no qual José Roberto dos Santos se obrigava a fazer a obra de pintura na abóbora, nos arcos e nas paredes da Capela-Mor da igreja de Santa Maria conforme um desenho por ele apresentado e que fica arquivado no escritório da Junta.
O contrato estabelecia que o pintor Roberto José dos Santos se obrigava a fazer a obra da pintura na abóbada e paredes da Capela – Mor da Igreja de Santa Maria, do arco cruzeiro para dentro, sendo esta feita a claro -escuro com estuque fresco e o florão do centro ao teto da mesma abóbada feito em relevo. As despesas com a tinta, gesso e cal estariam sobre a responsabilidade do referido pintor, à exceção do gesso e cal que naquele dia havia na igreja que seria gasto na obra assim como também podia utilizar a madeira da Junta para o andaime.
Na escritura em forma de contrato são mencionadas as obrigações e as despesas atribuídas à Junta da Paróquia assim como as que ficaram sobre a responsabilidade do referido pintor. Após terminada a obra a Junta da Paróquia comprometia-se ao pagamento da quantia de noventa e cinco mil réis pelo trabalho prestado.
O contrato é lido e assinado pelos presentes e suas testemunhas: Jerónimo António Lampreia e Francisco Dias Rosa; pelo pároco da igreja de Santa Maria, Padre Alexandre Ramos Cid, Bernardino José de Almeida Rebelo, Caetano Valente de Almeida, Jerónimo António Lampreia, Francisco Dias Rosa e pelo tabelião que o redigiu Manuel da Motta Janeiro.
Cota do documento: Arquivo Municipal de Beja, fundo Mira. Documento 135