Saltar os Menus

Notícias

1 de Novembro de 2023

Carta de pesar pelo recebimento da notícia da morte da Rainha Dona Maria II

Dona Maria II, rainha de Portugal e dos Algarve nasceu no Paço de São Cristóvão, Rio de Janeiro no dia 4 de abril de 1819 onde foi batizada e lhe foi dado o nome de Maria da Glória Joana Carlota Leopoldina da Cruz Francisca de Paula Isidora Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga. Filha mais velha do Imperador Pedro I do Brasil e de sua esposa Maria Leopoldina de Áustria. Foi a única monarca que nasceu fora de terras europeias. Faleceu em Lisboa no Real Paço das Necessidades às onze horas e trinta minutos do dia 15 de novembro de 1853.

O documento selecionada consta de uma carta (ofício) dirigida ao Ministro dos Negócios do Reino, Francisco de Paula Vilas Boas, na qual o Administrador do concelho de Beja manifesta o mais profundo pesar pelo recebimento da notícia da morte da soberana e nela exprime o sentimento vivido pelos habitantes da cidade de Beja e seu distrito, solicitando que estes sejam dados a conhecer a sua majestade, o rei D. Fernando pela perda da sua virtuosa e excelsa soberana.

O administrador do concelho acrescenta ainda que na cidade de Beja existe um completo sossego e que se alguns ânimos se levantassem de maneira a causar transtorno na ordem pública no momento de dor vivido, estes seriam calados pela força pública e sufocados com presteza pela generalidade dos habitantes da cidade. Termina a sua missiva colocando-se ao serviço de D. Fernando com dedicação e lealdade.

O documento selecionado consta no livro de Registo de Correspondência Expedida pelo Governador Civil de Beja, datada de 19 de novembro de 1853 e dirigida ao Ministro dos Negócios do Reino, Francisco de Paula Vilas Boas.

Cota do documento: Livro Registo de Correspondência Expedida do Administrador do concelho de Beja, (datas extremas de 1853 a 1854) fl. 104 – 2ª repartição – número 485

Esta notícia foi publicada em 1 de Novembro de 2023 e foi arquivada em: Documento em destaque, Geral.