Saltar os Menus

Notícias

1 de Abril de 2016

Carta de José Silvestre Ribeiro

O documento em destaque foi retirado da coleção de documentos particulares de José Silvestre Ribeiro e trata-se de uma carta do mesmo datada de 10 de Março de 1845 na qual relata a situação económica, politica e social da época.

José Silvestre Ribeiro nasceu em Idanha-a-Nova a 31 de Dezembro de 1807, filho de António Nunes Ribeiro e de Josefa Pereira da Silva. Faleceu em Lisboa a 9 de Março de 1891.

Durante a sua vida exerceu diversas funções, destacando-se como politico, historiador, autor de obras importantes sobre a história das instituições e da cultura. Foi administrador geral de vários distritos, ministro da Justiça, deputado e par do reino.

José Silvestre Ribeiro exerceu funções de Governador Civil da cidade de Beja de 13 de Novembro de 1888 a 27 de Maio de 1846, data em que também foi nomeado governador civil do Distrito de Faro. Durante o seu mandato em Beja teve particular relevo na área da beneficência elaborando um estudo sobre a situação do Distrito e contribuiu para o levantamento das suas primeiras estatísticas, que publicaria aquando governador civil do Distrito de Funchal.

Foi fundador da Sociedade Protetora dos Animais, e o primeiro presidente da assembleia geral e do Montepio Geral, cuja assembleia Geral também presidiu. Foi membro da Associação dos Arquitetos Civis e Arqueológicos Portugueses, cuja revista editou e sócio honorário da Sociedade Promotora da Agricultura Micaelense.

No âmbito cultural foi membro da academia Real das Ciências de Lisboa e colaborar de diversos jornais e revistas, fundou uma Biblioteca Pública na Praia da Vitória. Foi comendador da Ordem da Torre e Espada, cavaleiro da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, grã – cruz da Ordem de São Estanislau da Rússia e Cavaleiro da Coroa de Carvalho dos Países Baixos. Terá recusado a Ordem de Santiago da Espada.

PT-ADBJA-Carta do Governador Civil Jose Silvestre Ribeiro_m0001 PT-ADBJA-Carta do Governador Civil Jose Silvestre Ribeiro_m0002 PT-ADBJA-carta dp Governador Civil Jose Silvestre Ribeiro_m0003 PT-ADBJA-Carta do Governador Civil Jose Silvestre Ribeiro_m0004  PT-ADBJA-Carta do Governador Civil Jose Silvestre Ribeiro_m0005

Esta notícia foi publicada em 1 de Abril de 2016 e foi arquivada em: Documento em destaque.