Saltar os Menus

Notícias

1 de Outubro de 2022

Auto de Inauguração da Feira de Beringel

O Arquivo Distrital de Beja destaca documento relativo ao “Auto de Inauguração da Feira de Beringel” que se encontra registado no Livro n.º 11 de “Registo de Provisões e Alvarás” da Câmara Municipal de Beja com datas extremas de 1823 a 1925.

A Inauguração da Feira de Beringel ocorreu no dia 9 do mês de setembro de 1893, num sábado pelas 11h00 no sítio de Nossa Senhora da Conceição de Beringel e na presença das seguintes personalidades: o Presidente da Câmara Municipal, Adolfo Augusto de Almeida Dória, os Vereadores Manuel Pereira de Castro e Brito e Manuel Guerreiro da Costa Branco e na presença do secretário da Câmara Municipal, José Marcelino Palma.

Foi efetuada a inspeção ao lugar por todos os presentes, como consta do documento, “o Presidente da Câmara marcou para construção das barracas a parte do Rossio compreendida ente a estrada municipal de Beringel a Trigaches, caminho para a igreja de Nossa Senhora da Conceição, vila e cercados e para o arraial de gado de todas as espécies os coitos de cima e caldeirão”. Foram depois abertas as covas para os mastros da primeira barraca e o gado conduzido para o local que lhe foi destinado.

O documento foi redigido pelo Secretário da Câmara, José Marcelino, assinado por ele e por todos os presentes.

Código de referência: PT-ADBJA-AL-CEBJA-A-001-0011- fl. 140v

Esta notícia foi publicada em 1 de Outubro de 2022 e foi arquivada em: Documento em destaque.