Saltar os Menus

Notícias

1 de Maio de 2023

Assento de casamento de Manuel Euleutério de Castro Ribeiro, 1.º Visconde da Corte

O documento em destaque consta da transcrição do assento de casamento do Exmº. Senhor Manuel Euleutério de Castro Ribeiro com a Exmª. senhora Maria Henriqueta de Castro e Sousa, lavrado no livro de casamentos da freguesia de Santiago Maior no ano de 1845 em virtude de um mandado do Exmº. Reverendíssimo Capitular e Governador do Bispado de Beja datado de 15 de maio de 1971.

O casamento entre Manuel Euleutério de Castro Ribeiro, proprietário, filho de Manuel Geraldo de Castro com Dona Maria Henriqueta de Castro Sousa foi celebrado no oratório particular da casa de residência do nubente na freguesia de Santiago Maior em Beja no dia 13 de fevereiro de 1845. Assistiram a esta união com licença do presbítero, Joaquim António Batista Freire, pároco da Igreja de Santa Maria da cidade de Beja e muitas outras pessoas, assim como o pai do nubente, Manuel Geral de Castro, proprietário e o Reverendo e Presbítero Joaquim António Pinheiro.

O termo foi lavrado pelo pároco Manuel Henrique de Demages Feio no dia 18 de maio de 1871.

Manuel Euleutério de Castro foi também destingido com o título nobiliárquico de 1.º Visconde da Corte por Decreto de 28 de novembro de 1866 e Carta de 23 de dezembro do mesmo ano. Este título foi criado pelo Rei D. Luís I de Portugal a favor do dito Manuel Euleutério de Castro Ribeiro. Após a implantação da República foi ainda atribuído a George Francis de Sousa e Castro Black, 2º Visconde da Corte e Francisco de Lancastre de Sousa e Castro, 3.º. Visconde da Corte.

Cota do documento: PT-ADBJA-PRQ-BJA13-001-0012 – FL.144 e 145v

Esta notícia foi publicada em 1 de Maio de 2023 e foi arquivada em: Documento em destaque, Geral.