Saltar os Menus

Notícias

1 de Agosto de 2023

Assento de batismo do Padre Baltazar da Encarnação

Baltazar Casqueiro nasceu na freguesia de Santa Maria, concelho de Serpa, no dia 29 de agosto de 1648, tendo como progenitores Pedro Pedro Álvares e Brites Correia. Foi criado e educado por uma tia em virtude de ter ficado órfão muito novo.

Aos 28 anos de idade, sobre a influência do seu confessor, o padre António da Cruz da Congregação do Oratório Varão, abandonou a vida boémia que levava e retirou-se para as Covas do Monte Furado, também conhecidas pelo nome de Covas Infernais, localizadas na freguesia do Escoral, concelho de Montemor o Novo onde se dedicou à vida de clausura e devotação.

Aos 40 anos de idade dedicou-se ao estudo do latim com o desejo de ser ordenado padre. celebrou a sua primeira missa no Convento das religiosas Franciscanas no dia 17 de junho de 1732 e instituiu em Lisboa, Setúbal e Leiria a Irmandade da Caridade, cuja Congregação foi aprovada pelo Papa Pio VI em 16 de novembro de 1781 com a finalidade de ajudar as pessoas mais pobres e e necessitadas.

Como missionário apostólico, foi um orador consagrado e pregou mais de oitocentos sermões por todo o país, tendo sido alguns deles publicados, tais como: os sermões do Juízo, o sermão da Paixão e o sermão da chave do inferno e das Práticas Doutrinais.

Fortunato de Almeida na sua obra História da Igreja em Portugal escreveu “O Padre Baltazar da Encarnação fundador da Ordem dos Monges Descalços de São Paulo foi um digno imitador de Frei Manuel das Chagas em algumas obras piedosas que escreveu”.

Cota do documento: PT-ADBJA-PRQ-SRP05-001-B009

Fontes consultada: ALMEIDA, Fortunato de História da Igreja em Portugal e Enciclopédia Portugueses Ilustrada

Esta notícia foi publicada em 1 de Agosto de 2023 e foi arquivada em: Documento em destaque, Geral.