Saltar os Menus

Notícias

1 de Junho de 2023

Assento de batismo do Doutor Marcelino Fialho Gomes

No dia 17 de junho de 1881 foi batizado na igreja paroquial da freguesia de Sobral da Adiça, concelho de Moura uma criança do sexo masculino a quem foi dado o nome de Marcelino, nascido às 6 horas da manhã do dia 6 de outubro de 1880 numa casa do Oiteiro do Pino, filho natural de Carlos Augusto Fialho Gomes, lavrador, natural da Vila de Vidigueira e de mãe incógnita. Teve como padrinhos o médico Libânio António Fialho Gomes e o pároco da Igreja paroquia de Sobral da Adiça, José Pedro Alves. O percurso de vida de Marcelino Fialho Gomes encontra-se ligado ao Arquivo Municipal de Moura e à sua história.

A primeira referência ao Arquivo Municipal de Moura encontra-se na obra do Doutor José Marcelino da Silva Mata no ano de 1855 intitulada “Anais de Moura” na qual descreve o Arquivo situado nos Paços da Câmara da como um “um cubículo que serve de Arquivo e secretaria ao mesmo tempo e onde se encontrava o Livro Grande do Tombo da Câmara, no qual consta o documento mais antigo datado de 1317”. Mais tarde como consta das “Atas da Comissão Municipal de Arte e Arqueologia”, o doutor Marcelino Fialho Gomes juntamente José Godinho da Cunha e o Doutor Fragoso de Lima pediram à Câmara uma estante para instalarem o Arquivo Histórico de Moura.

Marcelino Fialho Gomes casou com Maria Rosa Félix no dia 1 de junho de 1960 e faleceu na freguesia de Santo Agostinho em Moura no dia 1 de junho de 1965.

Cota do documento: PT-ADBJA-PRQ-MRA08-001.B031- ASSENTO 39

Esta notícia foi publicada em 1 de Junho de 2023 e foi arquivada em: Geral.