Saltar os Menus

Notícias

15 de Setembro de 2020

Assento de batismo de Thomaz António Garcia Rosado

O Arquivo Distrital de Beja destaca assento de batismo de Thomaz António Garcia Rosado, nascido em Beja a 4 de março de 1864.

Frequentou o Colégio Militar e a Escola do Exército, onde se formou em 1885.
Dez anos depois partiu para a Índia integrado na expedição, comandada pelo infante D. Afonso, encarregada de subjugar a revolta dos ranes. Por essa campanha obteve o oficialato da ordem militar de Torre e Espada. Seguiu para Moçambique onde esteve, em comissão, na Companhia de Moçambique (1897/98) e depois de um curto interregno na metrópole regressou a esta colónia para desempenhar funções de governador, primeiro do distrito de Lourenço Marques e a seguir da própria colónia.

Em 1908 foi escolhido para chefiar a delegação que negociou com a África do Sul um novo modus vivendi e substituir o que estava em vigor desde 1901.

Mais tarde, em 1914, já com o posto de coronel, dirigiu a Escola Central de Oficiais e foi nomeado comandante da força expedicionária a Moçambique. Divergências de opinião com o poder político afastam-no deste comando não chegando sequer a partir. Isso, porém, não o impediu de ser promovido a general, o que aconteceu em 1918; ano em que a 25 de Agosto substituiu o general Tamagnini à frente do CEP, em França.

As tropas portuguesas, na sequência da batalha de La Lys, encontravam-se destroçadas e desmoralizadas, cabendo a Garcia Rosado a difícil missão de reorganizá-las e torná-las de novo numa força de combate, o que conseguiu de forma parcial ao assegurar a participação de algumas Unidades portuguesas nas últimas e vitoriosas ofensivas aliadas.

Foi ainda presidente da Cruz Vermelha Portuguesa (nomeado em 1924). Depois de 1926 foi nomeado embaixador em Londres aposentando-se, em 1934, por ter atingido o limite de idade. Morreu em Lisboa a 30 de Agosto de 1937.


Cota:PT-ADBJA-PRQ-BJA11-001-B053

Esta notícia foi publicada em 15 de Setembro de 2020 e foi arquivada em: Documento em destaque, Geral.