Saltar os Menus

Notícias

25 de Agosto de 2020

Assento de Batismo de Sebastião José Carvalho de Almeida Júnior

O Arquivo Distrital de beja destaca assento de batismo do tabelião/notário, produtor dos livros de notas de escrituras diversas do 1º Ofício do Cartório Notarial de Beja, Sebastião José Carvalho de Almeida Júnior.

Sebastião José Carvalho de Almeida Júnior nasceu na freguesia de Vila de Frades, concelho da Vidigueira no dia 2 de Janeiro de 1866, filho de Sebastião José Carvalho de Almeida e de Maria Isabel Rosado Paes de Almeida, neto paterno de António de Almeida e de Rosa Joaquina e materno de João Rosado Paes e Joaquina Rita, conforme consta do assento de nascimento em destaque lavrado no dia 9 de março de 1886,fl. 7 verso, assento nº 14.

Para além do referido assento de nascimento, na documentação do fundo da Câmara Eclesiástica de Beja, na série Sumários matrimoniais/Processos de casamento, maço 158, processo nº 49 encontra-se a “Atuação de uma Dispensa de Diligência de Estilo” de Sebastião José Carvalho de Almeida Júnior, datada de 30 de Setembro de 1893 na qual solicita autorização para contrair matrimónio com D. Mariana Júlia Pereira de Castro Brito, filha de Manuel de Castro e Brito e de D. Marina Augusta Pereira e Brito, natural e moradora na freguesia de S. João Batista da cidade de Beja.

Na referida Diligência, Manuel da Dores Sardinha, pároco encomendado da igreja de Nossa senhora dos Remédios da vila de Aljustrel, atesta que o referido Sebastião José Carvalho de Almeida Júnior é solteiro e Administrador do referido concelho de Aljustrel.

Para além do cargo de Administrador do concelho, também se salientou por um outro cargo importante, o de Tabelião e mais tarde notário do Cartório Notarial de Beja, com morada/escritório na Rua dos Mercadores nº 17 em Beja, como se pode verificar através das escrituras lavradas nos livros de notas do Cartório Notarial de Beja referentes ao 1º Ofício e datados dos anos de 1895 a 1921, data em que foi substituído pelo notário Artur de Morais Bettencourt.

Cota do documento: PT-ADBJA-PRQ-VDG04-001.B021_m0018

Esta notícia foi publicada em 25 de Agosto de 2020 e foi arquivada em: Documento em destaque, Geral.