Saltar os Menus

Notícias

2 de Dezembro de 2021

Assento de batismo de Manuel da Gama Xaro

O Arquivo Distrital de Beja destaca assento de batismo de Manuel da Gama Xaro que nasceu em Beja a 22 de dezembro de 1800 e morreu a 10 de março de 1870. Era filho do bacharel José António Xaro e de D. Bernarda Perpétua Rosa da Gama Xaro.

O seu batismo realizou-se na Paróquia de Santiago Marior, concelho de Beja, no dia 1 de janeiro de 1801 e consta do livro de batismos que compreende o período cronológico de 1793 a 1823.

Manuel da Gama Xaro notabilizou-se como clérigo, tendo exercido diversos cargos eclesiásticos. Em 1825 recebeu o hábito de freire professo na Ordem Militar de Santiago da Espada e em 1827 foi promovido mediante concurso num dos benefícios da Igreja Paroquial de S. Sebastião de Setúbal, onde foi pároco no ano de 1860, acumulando essas funções com as de Vigário Geral do Arcediagado da mesma cidade. Em 1864 foi cónego da Basílica Patriarcal de Lisboa.

Além da vida religiosa, Manuel da Gama Xaro exerceu outras funções, nomeadamente a de deputado pelo círculo de Beja. Foi um dos mentores da Real Sociedade Arqueológica Lusitana fundada no ano de 1849 e membro do Conservatório de Lisboa, associado provincial da Academia Real das Ciências, sócio correspondente da Sociedade Agrícola de Beja e da Academia Arqueológica de Madrid.

Esta notícia foi publicada em 2 de Dezembro de 2021 e foi arquivada em: Documento em destaque, Geral.