Saltar os Menus

Notícias

2 de Junho de 2020

Assento de batismo de Manuel António Janeiro Acabado

O Arquivo Distrital de Beja destaca assento de batismo de Manuel António Janeiro Acabado, filho de António Mariano Fortes Acabado e de Maria da Conceição Moita Janeiro, batizado no dia 4 de dezembro de 1888, na Igreja de Santa Luzia de Pias.

O professor Manuel António Janeiro Acabado, nascido na aldeia de Pias, concelho de Serpa, no dia 24 de Novembro de 1888 é um dos importantes nomes das áreas da didática e pedagogia.

Ficou conhecido principalmente pela autoria de inúmeros manuais escolares, sobretudo nas disciplinas da Língua Portuguesa e de Ciências. Pela sua dedicação ao Ensino e às primeiras letras, tornou-se popular o seu método, que por isso ficou conhecido como Método Janeiro Acabado.

Toda a sua vida profissional dedicou-a à causa do Ensino e da Formação, tanto de alunos como de professores. Desempenhou funções de professor do Ensino Primário, inspetor, vogal do júri único dos Exames de Estado do Magistério Primário, Vogal da Junta Nacional de Educação, Presidente do Júri dos Exames de Adultos do Distrito de Lisboa.

Até à sua morte, em 12 de Fevereiro de 1970, exerceu o cargo de diretor da Escola do Magistério Primário de Beja (que ele próprio fundara em 1956).

PT-ADBJA-PRQ-SRP03-001-B040_m0117

Esta notícia foi publicada em 2 de Junho de 2020 e foi arquivada em: Documento em destaque, Geral.