1 de Junho de 2024
Assento de batismo de Joaquim Honório Franco
O Arquivo Distrital de Beja destaca assento de batismo de Joaquim Honório Raposo realizado na paróquia de Salvada a vinte e quatro de junho de 1873 (assento n.º 75).
Joaquim Honório Raposo nasceu às 8 horas da noite do dia 5 de Junho de 1873, na freguesia de Salvada. Os seus pais eram Isabel Eufrásia Raposo e Honório José.
A sua vida esteve dividida entre a nossa aldeia, Salvada, onde vivera a sua infância e Lisboa onde estudou. Apesar de viver a maior parte da sua vida afastado da terra onde nasceu, foi sempre muito afeiçoado a esta sem nunca a esquecer tal como as pessoas conhecidas. Joaquim Honório Raposo apesar de pertencer a famílias de grande poder financeiro, após a morte dos seus pais conseguiu aumentar e muito o seu património, graças ao seu espírito empreendedor, conseguiu assim tornar-se num comerciante e proprietário de sucesso, mas sem nunca perder a sua simplicidade.
Joaquim Honório Raposo morreu, aos 87 anos, no dia 8 de Abril de 1960, em Lisboa, solteiro e sem filhos. Assim sem descendentes nem ascendentes entendeu deixar a maior parte dos seus bens à Junta de freguesia da Salvada, e a dois sobrinhos deixou uma percentagem anual de 15%, quantia igualmente deixada à sua governanta Maria Lami, e aos restantes sobrinhos apenas algumas quantias monetárias anuais.
À Junta foram deixados bens como prédios e diversos bens mobiliários, sem que esta os pudesse vender. A Junta de Freguesia tinha o encargo de construir, estabelecer e manter na Salvada uma creche de crianças e uma casa de apoio aos idosos, dando assim origem à Fundação Joaquim Honório Raposo.
Código de referência: PT-ADBJA-PRQ-BJA08-001-B025_m0040
Fonte: Adaptado de https://www.geocaching.com/geocache/GC66EH6_joaquim-honorio-raposo-salvada-beja