Saltar os Menus

Notícias

2 de Março de 2022

Assento de batismo de Domingos Higino Ponte e Sousa

O Arquivo Distrital de Beja destaca assento de batismo de Domingos Higino Ponte e Sousa.

Domingos Higino Ponte e Sousa, conhecido como Dr. Higino de Sousa, nasceu no dia 11 de janeiro de 1862, em Barrancos. O seu batizado realizou-se na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição, no dia 24 de fevereiro do mesmo ano. A informação constante no assento de batismo refere que era filho ilegítimo de André da Ponte e Sousa, proprietário, e de Cassiana Balesteira.

O seu percurso profissional foi dedicado à prática da medicina e ao ensino. Destacado médico da especialidade de oftalmologia, tornou-se notável pelas curas que obteve como operador.

Iniciou os seus estudos na Escola Politécnica em Lisboa, com matrícula na Escola Médico-Cirúrgica, que viria a terminar em 22 de junho de 1890 com a defesa da tese “O Suicídio”. Posteriormente, frequentou o Instituto Oftalmológico em Lisboa e mais tarde foi para a Alemanha para se aperfeiçoar nessa especialidade. Dirigiu o serviço de consulta externa de doenças de olhos do Hospital de São José, em Lisboa. A sua vida foi inteiramente dedicada à ciência tendo publicado inúmeros artigos científicos relacionados com a prática da medicina.

Higino de Sousa evidenciou-se também como jornalista tendo sido redator do jornal A Pátria.

Pelos feitos alcançados, o nome de Higino de Sousa, encontra-se registado na toponímia de Barrancos, de Queluz e Sintra.

O assento de batismo pode ser visualizado na base de dados do Arquivo Distrital de Beja em https://digitarq.adbja.arquivos.pt/Controls/vault/?id=498D57339027B101E94E0A461548471A&a=True&m=image/jpeg&fe=jpg

Código de referência: PT/ADBJA/PRQ/BRC01/001/B005

Esta notícia foi publicada em 2 de Março de 2022 e foi arquivada em: Documento em destaque, Geral.