Saltar os Menus

Notícias

1 de Fevereiro de 2021

Assento de batismo de Deolinda Lopes Vieira

O Arquivo Distrital de Beja destaca assento de nascimento de Deolinda Lopes Vieira, batizada em 4 de novembro de 1888 na Paróquia de Santiago Maior, Beja.

Deolinda Lopes Vieira viveu em Beja até aos 12 anos de idade, altura em que se mudou com a família para Lisboa. Em Lisboa, concluiu o curso de professora primária na Escola Normal Primária de Lisboa e em 1910 começou a trabalhar como professora na Escola-Oficina n.º 1.

A sua participação na vida pública não se limitou ao âmbito do ensino primário e infantil, incluindo para além da participação ativa num projeto de escola alternativo ao ensino e educação oficiais, centrada na Escola-Oficina n.º 1 de influência anarquista e libertária, a participação em movimentos sociais feministas, de inspiração republicana, como o Conselho Nacional da Mulheres Portuguesas, fundado em 1914, em projetos maçónicos.

Foi casada com o jornalista António Pinto Quartin, um intelectual e ativista brasileiro de origem portuguesa, divulgador do anarquismo e promotor de projetos culturais e jornalísticos.

PT-ADBJA-PRQ-BJA13-001-B048

Esta notícia foi publicada em 1 de Fevereiro de 2021 e foi arquivada em: Documento em destaque, Geral.