Saltar os Menus

Notícias

13 de Maio de 2021

Alvará de D. Manuel sobre a expansão de Beja

O Arquivo Distrital de Beja, no dia em que se comemora o feriado municipal, destaca um documento relativo à expansão da cidade de Beja.

O documento em questão, trata-se de um alvará de D. Manuel, do ano de 1504, através do qual o monarca cede ao pedido que lhe fizeram de Beja no sentido de permitir que a urbe se expandisse para fora do recinto amuralhado, procurando, desta maneira acompanhar a tendência de crescimento populacional registado naquela época.

Os limites da cidade de Beja foram sofrendo alterações ao longo dos séculos. Estas alterações resultam de vários fatores, entre os quais se destacam o aumento do número de habitantes bem como a necessidade de lhes proporcionar condições para aqui residirem e trabalharem.

No mesmo Alvará, D. Manuel I para além de autorizar a expansão da vila para fora das muralhas, ordena que em Beja se desse terreno ao povo gratuitamente e com isenção de foros, ou seja, sem haver lugar ao pagamento de qualquer contrapartida. Daqui resulta que a população poderia utilizar as terras para cultivo sem que lhe fosse cobrado qualquer renda e/ou foro.

Este documento integra o fundo da Câmara Municipal de Beja que se encontra em depósito no Arquivo Distrital de Beja.

Cota: PT-ADBJA-AL-CMBJA-A-001-0001_fls.68

Esta notícia foi publicada em 13 de Maio de 2021 e foi arquivada em: Documento em destaque, Geral.