Saltar os Menus

Notícias

28 de Agosto de 2026

Divulgação: “Sessão de esclarecimento sobre a elaboração e implementação de Planos de Preservação Digital” – 11 de setembro

O Arquivo Distrital divulga “Sessão de esclarecimento sobre a elaboração e implementação de Planos de Preservação Digital” que se irá realizar no dia 11 de setembro, no Palácio de D. Manuel, Évora, pelas 14h30m.

No âmbito da publicação da Portaria n.º 112/2023, de 27 de abril, que estabeleceu a obrigatoriedade de implementação de um Plano de Preservação Digital nas entidades da Administração Local, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) vai realizar uma sessão de esclarecimento sobre o tema em epígrafe, no Palácio de D. Manuel, em Évora (R. 24 de Julho), no próximo dia 11 de setembro, às 14h30 (c. 2h30).

A sessão tem como objetivos esclarecer como devem ser elaborados e implementados os Planos de Preservação Digital, em articulação com outros processos e instrumentos de Gestão da Informação da Administração Local.

A sessão destina-se principalmente aos profissionais das áreas dos Sistemas e Tecnologias da Informação e da Gestão da Informação / Arquivística, bem como aos dirigentes e responsáveis de serviços das referidas entidades.

O evento, que tem a colaboração logística da Câmara Municipal de Évora, responde a uma solicitação da Rede de Arquivos do Alentejo – Secção do Distrito de Évora e a necessidades identificadas pela Rede de Arquivos do Algarve.

Neste contexto,  vimos por este meio convidar a v/ entidade a fazer-se representar no evento, certo de que ele irá contribuir para uma melhor definição da estratégia de transformação digital e de modernização administrativa.

Solicitamos ainda a confirmação da presença até ao dia 9 de setembro, com indicação do nome e respetivas funções dos v/ representantes, para o email lurdes.almeida@dglab.gov.pt

Esta notícia foi publicada em 28 de Agosto de 2026 e foi arquivada em: Geral.