11 de Abril de 2025
Comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2025
Destruição de património arquivístico: incêndio nos Paços do Concelho de Beja em 1947
Inserido no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2025 que se celebra a 18 de abril, subordinado ao tema Património Resiliente face as Catástrofes e Conflitos, o Arquivo Distrital de Beja disponibiliza exemplar de um documento que testemunha a resiliência do património documental quando alvo de situações de desastre.
Neste enquadramento, o documento apresentado é evidência do incêndio ocorrido nos Paços do Concelho de Beja em 23 de julho de 1947 e que atingiu as águas-furtadas do edifício dos Paços do Concelho, onde se encontrava instalado o arquivo camarário.
Segundo Abel Viana, o fogo deflagrou cerca das 18 horas do dia 23 de julho de 1947 e mobilizou toda a cidade de Beja no sentido de o debelar, no entanto, dada a gravidade da situação foi impossível salvar a maior parte do acervo municipal.
Deste incidente restaram alguns exemplares de documentos que, embora marcados pelo fogo, ainda persistem no tempo e podem ser apreciados e estudados por todos. Como exemplo de documentos que resistiram a este incêndio e onde é possível ver as marcas deixadas pelo fogo destaca-se o Tombo dos Bens do Hospital de Santa Maria da Piedade da Vila de Beja (1490-1547).