Saltar os Menus

Notícias

1 de Janeiro de 2025

Ofício emitido pela Mina de São Domingos sobre a divisão da Serra de Mértola

O documento em destaque trata-se de um ofício emitido pela Mina de São Domingos enviado ao Governador Civil de Beja, datado de 5 de janeiro de 1927 e está assinado por 17 pessoas.

O teor do ofício versa sobre o assunto da “divisão da serra de Mértola” uma questão que se se havia arrastado por dezenas de anos. Nele também se agradece por tudo o que se tinha feito junto da entidades superiores em defesa de tão útil causa, realçando a persistência de não se retroceder perante os entraves “que por ventura possa aparecer, de forma a que se torne realidade, uma muitíssima grande Aspiração do povo desta região que endividamento se acha esbugalhado de um património riquíssimo, para Beneficio de uma diminuta falange de Pessoas”.

O assunto da divisão da serra ocorreu entre os anos de 1927 a 1958 devido ao surgimento de um movimento de luta contra os incultos. Este movimento tinha como objetivo a criação de uma Lei que obrigasse à divisão dos terrenos baldios de forma a incentivar o desenvolvidamente agrícola do País.

No ano de 1926, o Baldio da Serra de Mértola tinha cerca de 9.660 hectares e foi repartido em 2.610 glebas com dimensões de mais de 50% entre dois a seis hectares. A cada casal foi atribuído um hectare a mais por cada filho.

Os mapas da divisão da serra de Mértola podem ser consultados no site da Câmara Municipal de Mértola em https://arquivo.cm-mertola.pt/viewer?id=210&FileID=40659.

PT-ADBJA-GCBJA/Correspondência/expedida e recebida do Administrador do concelho Mértola ano de 1927

Esta notícia foi publicada em 1 de Janeiro de 2025 e foi arquivada em: Documento em destaque, Geral.