Saltar os Menus

Notícias

1 de Agosto de 2025

Diligências de estilo a favor de Júlio Francisco de Sousa Mascarenhas com Teresa de Jesus Valente Mascarenhas

O documento em destaque é um processo de Diligências de Estilo – processo de casamento de Júlio Francisco de Sousa Mascarenhas com Teresa de Jesus Valente que ocorreu no dia 1 de agosto de 1865 na igreja paroquial de Santana de Cambas. Entre os documentos que fazem parte do referido processo conta a transcrição dos assento de batismo dos referido cônjuges.

Júlio Francisco de Sousa Mascarenhas nasceu no dia 1 de outubro do ano de 1843. Foi batizado na igreja paroquial de Santana de Cambas no dia 12 de novembro do mesmo ano. Era filho de Manuel Joaquim de Carvalho Mascarenhas e de Dona Catarina Teresa de Sousa Mascarenhas e segundo conta na referida diligência era natural da freguesia dos Anjos de Lisboa e morador desde tenra idade na freguesia de Santana de Cambas em Mértola.

O seu nome permanece associado à Mina de São Domingos pela sua dedicação ao serviço da empresa Manson and Barry Lda. onde exerceu o cargo de chefe dos serviços administrativos.

O acidente que vitimou Júlio Francisco de Mascarenhas foi notícia em todos os jornais da época. Ocorreu no ano de 1919 na Mina de São Domingos, na freguesia de Corte do Pinto, quando este se dirigia para os escritórios da empresa onde trabalhava, sendo atingido na cabeça por um poste de luz elétrica devido ao forte vento e temporal, causando-lhe a morte imediata.

PT-ADBJA-DIO-CEBJA-003-0301– 00010

Esta notícia foi publicada em 1 de Agosto de 2025 e foi arquivada em: Documento em destaque, Geral.