Saltar os Menus

Notícias

1 de Setembro de 2025

Patente da Venerável Irmandade dos Clérigos Pobres atribuída a Alexandre Ramos Cid

O documento em destaque consta de uma Patente da Irmandade dos Clérigos Pobres na qual se faz saber que no dia 7 de mês de setembro de 1889 fora aceite com o titulo de Irmão da referida Irmandade o Reverendíssimo Senhor Alexandre Ramos Cid, prior da Igreja de Santa Maria de Beja, o qual a partir dessa data está obrigado a respeitar os estatutos da Irmandade, podendo gozar dos benefícios e privilégios espirituais e temporais.

Para constar foi passada a referida Patente, a qual foi assinada e selada com o selo da Venerável Ordem, que se pode ver à esquerda do referido documento. A patente foi assinada pelo Juiz, pelo secretário e pelo tesoureiro.

A origem da Irmandade dos Clérigos Pobres remonta ao século XVIII na cidade do Porto e resultou de uma fusão de três Confrarias existentes na referida cidade, na Santa Casa da Misericórdia; nomeadamente A Confraria de São Pedro de Vincula, a Congregação de São Filipe de Néri e a Confraria de Nossa Senhora da Misericórdia, São Pedro e São Filipe de Néri,mais tarde designada de Irmandade dos Clérigos.

Fotografias, Estampas, Gravuras e Desenhos – CMBJA

Esta notícia foi publicada em 1 de Setembro de 2025 e foi arquivada em: Documento em destaque, Geral.