1 de Março de 2025
Assento de Batismo D. Manuel de Moura Manuel – 18º. Bispo de Miranda do Douro
Manuel de Moura Manuel nasceu na freguesia do Salvador, concelho de Serpa no dia 21 de março do ano de 1632, filho segundo do capitão de Lopo Álvares de Moura, Comendador de Santa Luzia de Trancoso da Ordem de Cristo e Senhor do Morgado da Costa Serrão e de Dona de Dona Maria de Castro, senhores do Solar da Abóbora, junto de Vila Nova de São Bento no termo da vila de Serpa. Neto pela parte paterna de D. Rodrigo Manuel, Comendador das Alcáçovas e capitão de Chaul e sobrinho de D. Jorge de Melo que também foi nomeado Bispo de Miranda.
Pela linha materna era descendente de D. Pedro Rodrigues de Gusmão que conquistou a vila de Moura e sétimo neto de D. João Manuel, pai de Dona Constança Manuel, Rainha de Portugal por casamento com o rei D. Pedro.
Foi colegial do Real Colégio de São Paulo da Universidade de Coimbra e doutorou-se em Canones no dia 22 de julho de 1659, tendo recebido a ordem de presbítero em Janeiro do ano seguinte. Foi deputado da Inquisição de Évora, cónego da Sé de Lamego e de Braga, inquisidor em Coimbra e deputado do Conselho Geral do Santo Ofício e conselheiro de D. Pedro II. No dia 25 de agosto de 1685 foi promovido no cargo de reitor da Universidade de Coimbra e tomou pose a 16 de novembro do ano seguinte, cargo que desempenhou até ao dia dia 1 de fevereiro de 1690, aquando da sua nomeação para o cargo de bispo de Miranda do Douro.
D. Manuel de Moura Manuel faleceu no dia 7 de setembro de 1699 com 67 anos de idade em Ferreiras, na pequena povoarão de Serrazes, em São Pedro do Sul, onde foi sepultado. Mais tarde as sua cinzas foram trasladadas para o túmulo que mandara construir na Capela da Igreja da Penha de França.
PT-ADBJA-PRQ-SRP04-001-0005_m0033