22 de Março de 2022
Auto de inauguração do serviço de abastecimento de água aos habitantes da cidade de Beja
No dia 22 de março assinala-se o Dia Mundial da Água.
Neste âmbito, o Arquivo Distrital de Beja destaca documento relativo a auto de inauguração do serviço de abastecimento de água aos habitantes da cidade de Beja que se encontra registado no livro de Registos de Leis, Ordens e Alvarás, do fundo documental da Câmara Municipal de Beja.
A inauguração deste serviço ocorreu na cidade de Beja no dia 1 de dezembro de 1923, no sítio do Terraço da Conceição (Convento de Nossa Senhora da Conceição de Beja) e Casa das Manobras do Serviço de Distribuição das Águas.
De acordo com o documento, encontravam-se presentes as seguintes personalidade: Jacinto Inácio de Melo Garrido, chefe da secretaria da Câmara da cidade de Beja, José Joaquim de Matos, vice-presidente da Comissão Executiva da Câmara Municipal. Estiveram ainda presentes vários cidadãos e autoridades militares, judiciais, administrativas, professorado, artistas, industriais, comerciantes, entre outros.
No discurso foi dito que o serviço de abastecimento de água aos habitantes da cidade de Beja “marca o início de uma nova era de ressurgimento e progresso para esta mesma cidade, e abrindo a torneira que põe em comunicação a água do reservatório com os postos de distribuição ao público”.
Este ato foi celebrado por todos os presentes com grande alegria e entusiasmo, dando vivas à pátria e à República, tendo a festa continuado com o lançamento de fogo de artifício enquanto se ouvia o hino nacional tocado pelas bandas de música contratadas para o efeito.
PT/ADBJA/AL/CMBJA/A/001/0011 fl. 162