Saltar os Menus

Notícias

1 de Setembro de 2023

Assento de batismo de José Francisco de Sousa Prado

O documento em destaque trata de um registo de batismo lavrado no livro de batismos da Igreja paroquial da freguesia do Salvador, concelho de Odemira, datado de dia 8 de janeiro de 1933, de nome José que houvera sido batizado em casa, por urgente necessidade pelo pároco Domingos Rodrigues no dia 17 de setembro de 1831.

Filho legitimo de Francisco Ângelo de Sousa Prado e de Francisca Vasques, ambos solteiros e naturais da referida freguesia do Salvador. Neto paterno de Ângelo José de Sousa Prado e de Isabel Bernardo e materno de Bartolomeu Vasques e de Margarida Vasques, naturais da vila de Castelleijo.

No dia 5 de setembro de 1833, José Francisco de Sousa Prado pediu atuação de dispensas de proclamas de estilo na igreja paroquial do Salvador na vila de Odemira com a finalidade de contrair matrimónio com Dona Antónia Maria de Jesus, filha de Aleixo Correia e de Maria de Jesus.

No processo de Atuação de Diligências de Estilo (PT-ADBJA-DIO-CEBJA-003-0460-00036) consta que o referido casal já vivia em mancebia e que já eram detentores de uma numerosa prole constituída pelos seus seis filhos.

O nome de José Francisco de Sousa Prado perdurou na história e na memória da vila de Odemira como sendo um importante industrial e político, tendo ocupado o lugar de presidente da Câmara Municipal de Odemira nos finais do século XIX.

Em sua homenagem o seu nome foi dado a uma Rua Rua Sousa Prado e a um bairro, Bairro Sousa Prado, com especial destaque na Vila de Odemira para um conjunto urbanístico e arquitetónico de grande importância localizado na Praça Sousa Prado que é constituído pela Rua José Maria de Andrade, pelas igrejas do Salvador e de Santa Maria, a Misericórdia, a Ermida da Senhora da Piedade, o edifício da Câmara Municipal, uma moradia particular, o edifício da antiga fábrica Miranda, o chafariz da Praça Sousa Prado, os padrões da barca da passagem do rio e a ponte sobre o rio Mira.

Cota do documento: PT-ADBJA-PRQ-ODM08-001–LIV. B007- fl. 15v.

Esta notícia foi publicada em 1 de Setembro de 2023 e foi arquivada em: Documento em destaque, Geral.