Saltar os Menus

Notícias

1 de Novembro de 2022

Assento de batismo de Jacinto Pais de Mattos Moreira Falcão

O Arquivo Distrital de Beja destaca assento de batismo de Jacinto Pais de Mattos Moreira Falcão que se encontra registado no livro de batismos da paróquia de Santa Luzia, concelho de Ourique, a folhas 70 e 70v do livro com datas extremas 1791 a 1818 e pode ser visualizado em https://digitarq.adbja.arquivos.pt/viewer?id=1057337.

Jacinto Pais de Matos Facão nasceu na paróquia Santa Luzia, concelho de Ourique, no dia 18 de setembro de 1803, filho de Jacinto Pais de Matos Moreira, natural da mesma freguesia e concelho e de sua mulher Dona Maria da Natividade Falcão, natural do concelho de Santiago do Cacém, distrito de Setúbal. Foram padrinhos o Tenente Coronel Jacinto Pais de Matos e tocou com a prenda Nossa Senhora do Rosário o prior da igreja de Santa Luzia que o batizou, Joaquim da Silva.

Jacinto Pais de Matos Falcão, contraiu matrimónio com Dona Emília Cândida Champalimaud de Nussane de Sousa Lira e Castro Barbosa, natural de Valença do Minho, filha do General Fidalgo de sua Majestade, José Joaquim Champalimaud de Nussane, natural do Porto e de sua mulher e prima Dona Maria Clara de Sousa Lira e Castro Barbosa, natural de da vila de Valença do Minho. Foram pais de António Pais Champalimaud de Matos Falcão.

Ao longo da sua vida, Jacinto Pais de Matos Facão foi um proprietário em Santiago do Cacém, distinto Fidalgo da Casa Real, Deputado, Procurador à Junta Geral do Distrito de Lisboa e Tenente-Coronel de Milícias.

Foi distinguido com o grau de Comendador da Real Ordem Militar de Nosso Senhor Jesus Cristo e agraciado com o título de Comendador da Real Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa no dia 19 de julho de 1845.

A distinção do título de 1.º Conde de Bracial foi-lhe concedida, em duas vidas, por Decreto do Rei D. Luís I de Portugal no dia 21 de dezembro de 1882.

Faleceu em Lisboa, na freguesia de Santos-o-Velho no dia 11 de janeiro de 1890.

Código de referência: PT-ADBJA-PRQ-ORQ05-001-liv.B005- fl.70 e 70v

Esta notícia foi publicada em 1 de Novembro de 2022 e foi arquivada em: Documento em destaque.