Saltar os Menus

Notícias

4 de Junho de 2025

1.ª Edição da “Festa dos Arquivos” | Dia Internacional dos Arquivos – Programa no Distrito de Beja

No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Arquivos, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) dinamiza, a nível nacional, em 2025, a 1.ª Edição da “Festa dos Arquivos”.

Alinhada com o tema do Conselho Internacional de Arquivos (ICA) — “#Arquivos Acessíveis – Arquivos para Todos”, onde se destaca a necessidade de tornar os arquivos verdadeiramente inclusivos, acessíveis e preparados para os desafios da era digital, sublinhando o papel essencial que desempenham no acesso equitativo à informação e no fortalecimento da cidadania, a iniciativa promovida pela DGLAB tem como objetivo aproximar os cidadãos dos arquivos e reforçar a sua importância na preservação da memória coletiva.

No distrito de Beja, o programa da 1.ª Edição da “Festa dos Arquivos” é vasto e abrange, contando com a participação, para além do Arquivo Distrital de Beja (ADBJA), com o apoio do Município de Castro Verde, conta também com a participação dos arquivos dos municípios de Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Ferreira do Alentejo, Odemira, Mértola, Serpa e Vidigueira.

Junte-se a nós e venha celebrar o Dia Internacional dos Arquivos!

 

Esta notícia foi publicada em 4 de Junho de 2025 e foi arquivada em: Geral.