Saltar os Menus

Notícias

8 de Maio de 2017

Protocolo de Doação do Arquivo de Alonso Gomes

A Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas celebrou no passado dia 17 de março o protocolo de doação de documentação relativa ao Arquivo de Alonso Gomes efetuada pelo Exmo. Sr. Dr. Luís Miguel Pulido Garcia Cardoso de Menezes, trinento de Alonso Gomes.

Alonso Gomes nasceu em Mértola e juntamento com os seus irmãos fundou nos finais dos anos 60 do século XIX a sociedade Alonso Gomes & Companhia que se dedicou à compra, exploração e extração de minas no Baixo Alentejo. Na década de 70 daquele século funda a “Empresa de Navegação a Vapor para o Algarve e Guadiana” obtendo o monopólio e concessão estatal das carreiras comerciais, de passageiros e de mercadorias entre Mértola e Vila Real de Santo António e mais tarde entre Lisboa e os portos do Algarve. Alonso

Gomes foi chefe do partido Regenerador do distrito de Beja e foi agraciado por D. Carlos I com a Grã-Cruz da Ordem de Mérito Industrial entre 1893 e 1897. Alonso Gomes concorreu com elevadas somas e capitais para melhoramentos públicos no distrito de Beja.

A documentação doada encontra-se disponível para consulta no Arquivo Distrital de Beja. Venha conhecer!

Esta notícia foi publicada em 8 de Maio de 2017 e foi arquivada em: Geral.