Preservação e Restauro
Todos temos a responsabilidade e o dever de preservar a documentação que se encontra à guarda desta Instituição. É com prazer que a disponibilizamos para consulta a investigadores, historiadores, estudantes ou leitores ocasionais, como pode ser o seu caso. Seguindo regras básicas podemos todos ajudar na sua manutenção e preservação e minimizar, desta forma, o risco de deterioração a que estão sujeitos os documentos.
|
Esferográficas, canetas de tinta permanente, borrachas, corrector líquido, instrumentos cortantes e todo o tipo de alimentos sólidos ou líquidos (incluindo rebuçados e pastilhas elásticas) são apenas alguns exemplos dos itens que podem danificar irreversivelmente os documentos, não devendo por isso ser introduzidos na Sala de Leitura |
Para virar as folhas deve segurar pelo canto da página e não junto ao festo. Assim se evita rasgar as folhas e causar danos irreversíveis. |
Não se apoie e não coloque nada sobre os documentos. Se achar necessário tomar alguma nota, por favor não escreva sobre o documento nem no documento. Estas acções podem causar danos graves na superfície do papel ou pergaminho, deixando-o marcado para sempre. Se quiser copiar directamente da superfície do documento, por favor consulte primeiro os funcionários da sala e peça para utilizar a película protectora disponível para o efeito. Esta impede o contacto directo com o documento e protege-o das marcas que normalmente advêm da cópia directa de um desenho.
|
A luz é um factor de degradação cumulativo. Sempre que se ausentar do seu lugar, lembre-se de apagar a luz e proteger a documentação (fechar o livro ou arrumar os documentos em consulta). |
Somente lápis, computador e bloco de apontamentos devem ser utilizados. Os lápis ou lapiseiras são os instrumentos de escrita que causam menor dano aos documentos. Por favor, afie o seu lápis fora da sala de leitura, no local designado para esse efeito. As aparas produzidas ao afiar o lápis, bem como as partículas de grafite, provocam abrasão no papel danificando a sua superfície. As borrachas não devem ser utilizadas, pois libertam resíduos ao apagar que podem permanecer no documento.
|
Mantenha a ordem inicial dos documentos, não retire etiquetas nem abra itens fechados. Se no final da sua consulta, tiver problemas sobre a forma como arrumar ou embalar o documento para devolvê-lo ou se achar que a ordem da documentação foi alterada deve contactar os funcionários da sala.
|
Os maiores danos causados aos livros relacionam-se com o mau posicionamento do lombo durante a sua utilização e consulta. Um livro deve ter sempre o lombo e as pastas bem apoiados para não forçar e deformar a sua estrutura. Podem ser utilizadas almofadas para suportar o lombo de um livro ou amparar um selo. Encontram-se à disposição pesos ou almofadas para auxiliá-lo na sua consulta. Peça conselho aos funcionários da sala
|
As pequenas partículas de sujidade que habitualmente se encontram presentes nas nossas mãos constituem um importante factor de degradação. Essas partículas são transferidas para a superfície do documento desencadeando o processo de deterioração. E Assegure-se de que as suas mãos estão limpas e evite manusear em excesso o documento. Utilize um marcador para o auxiliar na leitura e marcar as linhas do texto. Existem marcadores de papel do ADBEJA para esse efeito.
|
Colabore na salvaguarda do nosso património. Qualquer dúvida pode ser esclarecida pelos funcionários da Sala de Leitura. Obrigado pela sua colaboração na preservação e salvaguarda da documentação histórica pertencente ao Arquivo Distrital de Beja.
|
Texto e imagens retirados de: regras_manuseamento1 DGARQ |