Saltar os Menus

Notícias

3 de Julho de 2020

Nota dos títulos de residência concedidos a estrangeiros do ano de 1916 – concelho de Mértola

O Arquivo Distrital de Beja destaca documento relativo a nota dos títulos de residência concedidos a estrangeiros do ano de 1916 no concelho de Mértola.

O documento em destaque pertence ao fundo do Governo Civil de Beja e encontra-se no maço de documentos referentes à correspondência recebida pelo Governador Civil do Administrador do concelho de Mértola referente ao ano de 1916.

De entre as funções/atribuições do Governador Civil em cada distrito, competia-lhe exercer o controlo das pessoas que pretendiam emigrar e também dos estrangeiros que entravam no nosso país e queriam obter o titulo de residência.

O documento em destaque é um exemplo de controlo dos estrangeiros residentes no Distrito de Beja, concretamente no concelho de Mértola. O documento é datado de 16 de Abril de 1916 e assinado pelo Administrador do concelho de Mértola Manuel António da Silva.

Do referido documento podem ser extraídas as seguintes informações: os nomes dos estrangeiros residentes no concelho de Mértola, a idade, o estado civil, a filiação, a naturalidade, a ocupação/trabalho, a residência e a nacionalidade. Como podemos verificar a maioria são ingleses e a sua ocupação encontra-se relacionada com o trabalho mineiro – nomeadamente a Mina de São Domingos.

Cota do documento: PT-ADBJA-GCBJA-CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA DO ADMINISTRADOR DO CONCELHO DE MÉRTOLA -1916

Esta notícia foi publicada em 3 de Julho de 2020 e foi arquivada em: Documento em destaque, Geral.