Saltar os Menus

Notícias

5 de Novembro de 2015

Concerto anteprima do Festival Terras sem Sombra – Pelo Caminho de Santiago: de Beja a Compostela

A igreja de Santa Maria da Feira, matriz de Beja, recebe, no dia 7, às 21h30, o concerto anteprima do próximo Festival Terras sem Sombra, que leva a cabo a sua 12.ª edição em 2016. Este espetáculo culmina as Jornadas sobre “Novas Perspectivas do Caminho de Santiago em Portugal e Espanha”,

Atua o Coro de Canto Gregoriano de España (CCG), sob a direção de Ismael Fernández de la Cuesta. O programa que vai ser interpretado em Beja reconstitui a estrutura de uma missa na Idade Média, tal como era cantada, a partir do século XIII, em igrejas dispostas ao longo do Caminho de Santiago.

Será possível escutar, entre outras joias da Idade Média, uma novidade digna de nota: a recuperação do Gloria in excelsis Deo próprio do convento da Conceição, de Beja, obra do fundo tradicional que consta de um livro de coro oriundo dessa casa religiosa, extinta em 1892. Terra rica em tradições musicais, Beja soube conservar, após o encerramento daquele que foi o mais importante convento alentejano, os seus livros corais, notável conjunto de códices de grande valor musicológico, hoje a cargo do Arquivo Distrital de Beja. Graças a uma parceria estabelecida com o Festival Terras sem Sombra, pretende-se agora trazer à luz do dia este filão litúrgico e devocional, revelando-o em sucessivas edições do festival, a par de outros manuscritos musicais da região, preservado nos arquivos da Diocese de Beja.

 

 

P1080549

Esta notícia foi publicada em 5 de Novembro de 2015 e foi arquivada em: Documento em destaque.