Saltar os Menus

Notícias

11 de Novembro de 2019

Assento de batismo de André Teixeira Palha

O Arquivo Distrital de Beja destaca o assento de batismo de André Teixeira Palha que teve lugar a 23 de novembro de 1728 na igreja de Santiago, em Beja.

André Teixeira Palha foi filho de Baptista Teixeira, furriel natural da vila de Amarante e de Isabel Teodora.
Recebeu o grau de Mestre de Artes da Universidade de Évora e mais tarde tirou doutoramento em Teologia na Universidade de Coimbra.

Em 15 de março de 1755, foi ordenado padre e teve a seu cuidado durante dez anos a freguesia e paróquia de Beringel.

Em 16 de dezembro de 1782 foi nomeado bispo coadjutor do Algarve com a finalidade de suceder ao Arcebispo-Bispo D. Frei Lourenço de Santa Maria e Melo, sendo confirmado nesse mesmo ano com o título de bispo- titular de Tricália. Em 11 de abril de 1783, assumiu o governo da Diocese, aproveitando a ocasião para instituir no paço episcopal quatro cadeiras de ensino público: história eclesiástica, direito canónico, teologia dogmática e teologia moral, cujos professores eram pagos à custa das rendas da mitra. Determinou que em Tavira continuasse a cadeira de teologia moral no convento da Graça; que se estabelecesse outra semelhante no convento dos capuchos da Piedade, em Lagos; que assistissem às lições públicas todos os clérigos que não tivessem mais de sessenta anos; que em todas as outras freguesias o pároco convocasse os eclesiásticos para formarem uma conferência moral ao menos duas vezes por semana, para discussão de casos de consciência.

Por Provisão de 15 de agosto de 1785, dada em Lisboa, instituiu vinte e quatro dotes anuais de sessenta mil reis cada um, pagos pelos rendimentos da mitra, para sustentar as donzelas pobres e honestas do seu território eclesiástico. Instituiu prémios e subsídios a estudantes pobres e adotou várias providências para promover a instrução do clero.
Faleceu em Beja a 19 de novembro de 1786.

Código de referência: PT-ADBJA-PRQ-BJA13-001-B010_m0109

Esta notícia foi publicada em 11 de Novembro de 2019 e foi arquivada em: Documento em destaque, Geral.